domingo, 5 de dezembro de 2010

aula de redação

A paixão da minha vida era Nicholas Sparks. Amava seus livros, a maneira como escrevia. Amava seu sorriso, que havia visto apenas uma vez, em uma noite de autógrafos. Amava sua simpatia, seu carisma. Todos os dias que passava por uma livraria, entrava, e perguntava ao atendente se tinha chegado algum livro novo dele, afinal, já possuia todos os outros.
Fazia parte de comunidades, fóruns, blogs. Tudo para me manter informada sobre lançamentos, filmes, livros. Eu era uma super fã.
Uma tarde, entrando em um dos blogs, vi que havia lançado seu novo livro. Peguei o telefone, correndo, e liguei para a livraria mais famosa da cidade. Nela, os lançamentos chegavam primeiro. Com a mão tremendo, escutei a atendente falando "Boa tarde, livraria Tudoten". Fazendo um esforço enorme pra não berrar de alegria, pedi que ela verificasse se aquele livro tinha chegado ali. Ela disse que sim, mas que já tinha vendido todos, e que por ser um lançamento especial, só havia chegado em algumas livrarias do país, e que só chegaria de novo mais pra frente.
- Como vocês, a livraria mais popular da cidade não tem esse livro? Como assim já acabou? Você pode por favor verificar no estoque?
-Minha senhora...
-Não to conseguindo acreditar!
-Por que você não liga de novo daqui a dois meses?
- Dois meses?! Ok, boa tarde. Obrigada.
Desliguei o telefone sem escutar a reposta da mulher. Peguei todo o dinheiro que tinha em meu bolso, e fui para o aeroporto. Eu não poderia ficar sem ler aquele livro. Não poderia deixar que todos lêssem antes de mim. Não, isso não podia acontecer. Consgeui pegar o vôo que ia para Carolina do Norte, estado em que o Nick vivia. Não liguei para meus pais, e tinha certeza que quando voltasse ficaria de castigo, mas pelo menos eu teria o livro em minhas mãos, e assim o castigo não seria tão ruim. Chegando lá, entreguei o endereço ao taxista e por causa de meu nervosismo acabei usando mais de mímicas do que do exelente inglês que sabia falar. Ao chegar, estava incrédula. A casa era enorme, e linda. Era numa vila calma, agradável. Caminhei até sua porta e bati. Ele abriu a porta. Eu fiquei sem reação. Sem palavras. Sem gestos. Ele perguntou quem eu era, e só o que consegui dizer foi que eu era sua fã número um. Vendo meu estado, convidou-me a entrar. Toda sua família estava sentada a mesa, almoçando. Almoçei com eles, e depois contei-lhes o porque que eu estava ali. Ele pareceu ficar encantado com a minha história, mas não entendi o porque, se retirou da mesa. Minutos depois, voltou com um exemplar do livro, em inglês. Autografou, tirou fotos comigo. Ele era incrível. Não seria qualquer um que colocaria uma fã louca dentro de casa.
Voltei ao aeroporto. Ele me deu carona. Eu estava nos Estados Unidos, indo para o aeroporto no carro no Nicholas Sparks. Não conseguia acreditar.
Fui lendo o livro durante todo o vôo. Terminei de ler o livro no meu castigo, afinal, eu havia desaparecido sem ao menos deixar um bilhete, e meus pais estavam desesperados atrás de mim. Quando cheguei em casa ficaram aliviados e felizes, mas por serem pais, não podiam de me deixar de castigo. Pouco me importei. Foi o melhor castigo da minha vida.
Meses depois, ele lançou outro livro, e este contava a minha história. Consgeui o primeiro exemplar da cidade, afinal, ele havia me mandado pelo correio. Não consgeuia acreditar em tudo aquilo que estava acontecendo. Só o que posso dizer é que toda a minha loucura valeu a pena. Agora eu não era apenas mais uma fã. Nicholas Sparks sabia da minha existência. Isso que imporatava.

A professora chamou-me até sua mesa, e disse que se emocionou com a minha redação. "O tema era a maior loucura que eu faria. Você escreveu uma das melhores redações que eu já li em toda a minha carreira. Meus parabéns."
Peguei a redação, que estava com um 100 escrito de vermelho, abracei-a, e voltei para a minha carteira. Estou até hoje pensando em todas as maneiras possíveis de tornar esse meu desejo, esse meu sonho, que transformei em redação, em realidade.
(44ª Edição conto/história - Projeto Bloínquês - 2º lugar - nota 9,21)

6 comentários:

  1. Poxa muito bom!!
    que loucura seria isso na realidade nê?!!
    gostei muito da história!!
    passa lá no blog: http://novidades-online.blogspot.com/2010/12/nicholas-sparks.html
    esse post é de como eu conheci o nicholas onteM! =*

    ResponderExcluir
  2. é uma narrativa bem construída, pena que tem elementos um pouco contraditórios nela. se você se atentar para alguns detalhes e puder corrigi-los, sua história só tem a ganhar.

    sucesso sempre, moça.
    abraços.

    ResponderExcluir
  3. ah, olá, moça :) tudo bem?
    não consegui responder pelo orkut, então voltei aqui. acontece qie que eu sou meio perfeccionista, daí fico encucado com algumas coisas, então costumo observar esses detalhezinhos em tudo que eu leio. HAHAHAHA.

    olha, aí vão as coisas que me chamaram atenção:

    o escritor mora nos Estados Unidos - na Carolina do Norte - e o nome dele é bem "americanizado", por assim dizer, então eu suponho que ele seja nativo da terra de Tio Sam. você diz que só conseguiu se comunicar com o taxista através de mimicas, mas conseguiu contar ao tal Nick o porquê de estar ali (ou seja, demonstra fluência na língua). logo depois ele lhe dá o livro dele que você procurava - numa versão em inglês - e você consegue ler. pra quem tem pouco domínio de um idioma não é tão fácil assim como você apresenta. acredite!
    a livraria pra qual você liga chama-se "tendetudo" (que aliás, é um excelente nome), o que dá a entender que a personagem mora em um país onde se fala português. entretanto, no final do texto a redação que ela recebe vem com um A+, que é uma nota conceitual, que não faz parte do sistema de notas vigente aqui no país. i mean, pode até existir escolas que usem conceitos em vez das tradicionais notas, mas essa ainda não é uma realidade aqui no brasil.

    desculpe, posso estar sendo chato, mas isso realmente me incomodou um pouco enquanto eu lia.

    sucesso sempre, moça.
    abraço

    ResponderExcluir
  4. Tem razão vc ter tirado A+,
    é mt boa msm, até parece real, com um toque certo de fantasia.
    *-*

    ResponderExcluir
  5. três letras: UAL.
    Muito lindo Raissa, por um momento eu pensei que você tivesse MESMO feito isso, e sorri. Sua louca, adorei *--*

    ResponderExcluir
  6. O que importa é que você realisou seu sonho,por mais que escrevendo, ISSO QUE IMPORTA :P

    ResponderExcluir