quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

a melhor noite do ano


Todo início de ano eu imprimia um calendário, marcava o dia 25 de Dezembro, e a cada dia que passava, minha ansiedade era maior. Jantares, árvores, enfeites, presentes. Presentes. Vídeo game, celular, bicicleta, iPod, computador. Cada ano os presentes melhoravam. Cada ano que passava a família aumentava, e por isso ganhava mais presentes. Eu nem entendia o significado daquela festa, mas de que isso importava? Era, na minha opinião, a melhor noite do ano.
Conforme eu ia crescendo, começava a participar mais da festa, o que a tornava ainda melhor. Ajudava a enfeitar a casa, a preparar a ceia e me arrumava com mais capricho, com roupas novas, jóias caras e sapatos de luxo. Na véspera de natal, fazia biscoitos de creme com gotas de chocolate, acendia a lareira, pegava um copo de leite e ficava ali, até adormecer, aguardando o tão esperado dia.
Todo o significado daquela noite, mudou, quando eu tinha 18 anos.
Na véspera do Natal, eu fui colocar uma carta no correio, para meu namorado, que naquele ano passaria o Natal com os avós, na Inglaterra. No correio, vi uma pilha de cartas em um envelope, escrito "Lixo". Fiquei curiosa, peguei o envelope sem que ninguém percebesse, e fui para casa. Chegando em casa, sentei em minha cama, e começei a abrir e ler carta por carta. "Papai Noel, esse ano eu fiz tudo direitinho. Tirei boas notas, não briguei com meu irmão, e ensinei fração para ele. Queria, nesse Natal, ganhar um casaco, porque quando faz frio eu não tenho com o que me esquentar. Beijos de bicoito doce, Julia.", dizia a primeira carta, e quando fui ver, meus olhos estavam cheios de lágrimas. As outras cartas pediam cama, remédios, comida, tênis. Após ler todas as cartas, me senti uma completa idiota. Existia, em diversos lugares, crianças que aguardavam ansiosamente o Natal para que pudessem pedir ao Papai Noel algo que eu sempre tive, e nunca valorizei. O que partiu meu coração mais ainda, foi saber que elas nunca recebiam o presente que pediam, afinal, aquelas cartas, pelo menos naquele correio, iam parar no lixo.
Depois daquela noite toda véspera de Natal eu ia naquele correio, pegava essas cartas, e tentava dar àquelas crianças aquilo que elas estavam pedindo. Entregava-lhes pessoalmente, pois fazia questão de ver o brilho nos olhos delas, e aquele sorriso encantador em seus rostos.
É, o dia 25 de Dezembro continuou sendo a melhor noite do ano para mim, porém, de uma maneira diferente.

2 comentários:

  1. Na verdade isso que faz o natal especial, a felicidade das crianças e se nós pudemos fazê-las feliz recebemos essa felicidade em dobro!
    ótimo texto e ótimo blog! :)

    ResponderExcluir
  2. O natal é sem duvidas o dia mais importante do ano, seu texto ta mt lindo.

    ResponderExcluir